terça-feira, 2 de julho de 2013

Oficina de Twitter no II Semeia Urbano


No começo de junho, foi a vez do Proi-Twitter aportar novamente no Nascedouro de Peixinhos. Desta vez, para o II Semeia Urbano, a 2ª Semana do Meio Ambiente, evento realizado pela Diaconia junto com outras instituições parceiras. Para esta oficina, optamos por usar uma metodologia mais "multimídia", digamos assim, pois, em conversas prévias com os participantes, foi possível perceber que o interesse deles na ferramenta ia além da criação narrativa, mas envolvia a postagem de fotos, links e outras funcionalidades.

Contudo, as dificuldades de leitura e escrita que os participantes apresentavam terminou não permitindo que completássemos todas as atividades previstas, já que a oficina contava somente com 03 horas para execução. Isto nos fez perceber como o olhar contextualizado da nossa metodologia pode favorecer práticas mais eficazes pelos sujeitos, assim como uma chance maior deles darem continuidade às atividades que podem desenvolver.

Por mais que eles se divirtam com as atividades que realizamos com eles - no caso, a criação de situações dramáticas e microcontos -, não são todos os sujeitos que se identificam com esta atividade com um estímulo que lhes permita prosseguir com a mesma no seu dia a dia. Desta forma, centramos nossas atividades na criação da conta por cada participante e na explicação das funcionalidades básicas das ferramentas. Foi preciso caminhar com um marcha mais lenta para conseguir ajudar os outros em sua caminhada, o que se faz necessário quando queremos, de fato, contribuir para oferecer condições para que o outro se inclua.

Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo e obrigada ao Nascedouro de Peixinhos, pela parceria.

    ResponderExcluir