Pro I - Digital


Proi-Digit@l: Leitura, interpretação e produção de conteúdos digitais: perspectivas de inserção social através de ações educativas de inclusão digital na periferia de Recife, Olinda e Caruaru


Este programa tem como objetivo desenvolver a leitura, interpretação e produção de conteúdos digitais, de forma a que sujeitos de comunidades de periferia se tornem atores e produtores desses conteúdos, possibilitando, assim, a inclusão digital nesses espaços. Consideramos, pois, que inclusão digital não é apenas ter acesso a recursos digitais, mas  compreendê-los, interpretá-los, produzi-los e saber usá-los em seu benefício e de sua comunidade.
Compreendendo inclusão digital como um aspecto dentre vários outros necessários para a inclusão social dos sujeitos, este projeto visa contribuir para a construção de uma rede de aprendizagem colaborativa, através da interpretação, produção e distribuição de textos digitais em várias mídias (através de oficinas de blogs, animações, vídeos e áudios digitais) por jovens da periferia das cidades de Olinda, Recife e Caruaru. Os espaços para realização desse projeto serão: as bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas Comunitárias, o Pontão de Cultura de Caruaru e Escolas públicas de Olinda, Recife e Caruraru.

Módulos
1. Introdução às oficinas e à Inclusão Digital;
2. Blog;
3. Roteirização;
4. Áudio Digital;
5. Animação Digital;
6. Vídeo Digital;
7. Compartilhando o aprendido.

Objetivos

As oficinas visam proporcionar uma visão crítica, criativa, interpretativa e produtiva de materiais digitais, com vistas à inclusão dos jovens no mundo da produção digital e, assim contribuir para uma maior inserção digital desses. Além disso, a oficina pretende incentivar os participantes a promoverem novas oficinas para os demais jovens da comunidade.


Princípios

A oficina tem como princípios:

a) Estímulo ao pensamento crítico: os participantes e oficineiros devem se guiar na busca do pensamento crítico, analítico e interpretativo, para a formação de sua própria opinião;

b) Orientação não diretiva: os participantes deve ter oportunidade de escolha de suas ideias e interpretações. Os oficineiros devem orientar para que não haja desvios dos objetivos da oficina;

c) Aprendizagem colaborativa: os participantes e oficineiros são parceiros na construção dos materiais, não devendo haver uma posição vertical de poder entre os mesmos, evitando posições individualistas, egoístas e constrangedoras;

d) Relação com o meio social dos participantes: as discussões devem partir sempre das relações com as experiências e meio social dos participantes, sem necessariamente, limitá-los a este contexto;

d) Ampliação da visão global e local dos participantes:


Público-alvo

Jovens frequentadores de Bibliotecas Comunitárias e Escolas públicas de Recife e Olinda.


Carga horária

A oficina terá uma duração média de 12 horas, divididas em 4 encontros de 3h aproximadamente.


Local

Bibliotecas comunitárias e escolas públicas de Recife e Olinda.


Objetivos educacionais

Desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e produção de materiais digitais;


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