quinta-feira, 14 de março de 2013

Oficina no I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade

Olá pessoal!!!!!

Depois de tantos microcontos produzidos no II Encontro Educação em Rede, a oficina Twittando e Retwittando Microcontos estará presente no I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade.
Discutiremos sobre inclusão digital, narrativas e aprendizagem, trabalhando com os participantes a produção de diálogos e microcontos, no espaço de 140 caracteres!

O encontro acontecerá no Centro Tecnológico de Cultura Digital Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, Pernambuco.
 

Para mais informações do evento acessem:

http://www.ctcd.com.br/p/seminario-2013.html

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Twittando no II Educação em Rede

É com grande prazer que anunciamos que vamos ministrar uma nova oficina Twittando e Retwittando Microcontos. Depois da Faculdade SENAC e do IV EPEPE, chegou a vez de atracarmos no II Encontro Educação em Rede, realizando a oficina que marcou estes eventos e virou até tema de artigo científico no 4º Simpósio Hipertexto.

O artigo Práticas de Letramento Digital de Jovens de Periferia através das Narrativas Digitais, escrito por Márcio Henrique Melo de Andrade, Márcia Gonçalves Nogueira e Patrícia Carvalho Matias,  discute como a produção de narrativas digitais que empregam características do microblog Twitter podem contribuir para estimular o letramento digital de jovens de comunidades periféricas, estabelecendo relações com a criação de “narrativas de si” pelos mesmos. Você pode conferir o resumo deste e de outros artigos do 4º Simpósio Hipertexto bem aqui.

Na oficina do II Encontro Educação em Rede, trazemos novamente esse mote, contando basicamente com o direcionamento prático e a reflexão sobre questões como inclusão digital, criação narrativa e produção de conteúdo, unidos através da situação educativa da oficina.

Inscrições

Onde? Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Quando? Terça-feira, 19.02.2013, das 15h às 19h


Oficina

Onde? Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Quando? Quarta-feira, 20.02.2013, das 16h às 17h30
               Quinta-feira, 21.02.2013, das 14h às 17h00

Para mais informações sobre o II Encontro Educação em Rede, basta clicar aqui.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Twittando e Retwittando no EPEPE Caruaru





Queridos amigos do Pro I – Digital e Pro I - Twitter, estaremos participando do EPEPE (Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco) que irá acontecer entre os dias 13 e 14 de Setembro em Caruaru com o Minicurso Twittando e Retwittando Microcontos. A oficina de Twitter irá focar a utilização do mesmo na criação de microcontos com exemplos atuais e muita movimentação. Olha só as nossas micro-narrativas ganhando espaço!! Vamos lá?! É o Pro I – Twitter e Pro I – Digital sempre buscando apresentar bons resultados para todos!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Oficina de Twitter SENAC/PE - Avaliação

Curso de Pós-graduação em Docência Superior - SENAC/PE | Disciplina Novas Tecnologias na Educação - Profa. Dra. Maria Auxiliadora Padilha

 Este é um convite para preencher o formulário Formulário de Pesquisa | Oficina de Twitter SENAC/PE. Para preenchê-lo, visite:
 https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dDcwbUFhaGo0cW5VNVdpcWF2T3o1ZGc6MQ

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Oficina de Twitter no VI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão #SENAC








A Oficina de Twitter na programação do VI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão no #Senac foi bastante produtiva. Com o título de "Produção de Mídias para a Educação", o Pro I - Digital abordou de forma bem simples sobre a formação de docentes com as mídias digitais. Dentro das discussões houve um tempo para refletir relação de nativo/residente e imigrante/visitante digital e, também, sobre as formas de aprendizagem (estilos) com o intuito de levantar pontos importantes sobre a democratização A Oficina de Twitter na programação do VI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão no #Senac foi bastante produtiva. Com o título de "Produção de Mídias para a Educação", o Pro I - Digital abordou de forma bem simples sobre a formação de docentes com as mídias digitais (Twitter). Dentro das discussões houve um tempo para refletir relação de nativo/residente e imigrante/visitante digital e, também, sobre as formas de aprendizagem (estilos) com o intuito de levantar pontos importantes sobre a democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC's) e a inserção dos jovens nos meios (Inclusão Digital).

 O público-alvo desta foi oficina foi constituído por professores universitários e a abordagem ganhou uma perspectiva bem interessante. Dentro da oficina, os participantes foram convidados a conhecer a rede e  suas peculiaridades, os significados de alguns símbolos e a forma de interação entre os usuários, depois foram instigados a postarem microcontos para experimentarem outras possibilidades que a rede pode oferecer. Foi ótimo.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Oficina de Twitter #SENAC 2012

Na Oficna de Twitter no #SENAC, foram produzidos microcontos: #BOBO , por @FABIANABANDEIRA #POETICA , por @Atelier25 e @AnnVivianMaynar #leiteempedrado , por @zanemacedo e @deisefrance #Ovento , por @sandovalbsilva e @spinellidiana

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Oficina Twittando e Retwittando Contos no Twitter

Nossa parceria com a Escola Municipal Nilo Pereira, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, já começou. Nos dias 30 e 31 de março foi testada uma metodologia para o uso do Twitter na escola, com os alunos do Ensino Fundamental II. Nosso grupo de estudo sobre Inclusão Digital vem desenvolvendo outras formas de utilização das novas tecnologias da informação para a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, ao mesmo tempo em que faz levantamentos sobre a relação das crianças das comunidades com os recursos tecnológicos.

 A Oficina Twittando e Retwittando Contos no Twitter propunha a construção de uma narrativa do gênero conto de forma colaborativa, ou seja, na qual todos os envolvidos pudessem contribuir para dar um rumo à história. Buscou-se detectar o entendimento que os jovens tinham de Inclusão Digital e também estimular o desenvolvimento de um conceito deste termo pelos próprios jovens. 

Foi observado como eles se relacionavam com e nas redes sociais e recursos de informação/comunicação como email. Buscou-se também entender como os alunos encaravam o uso das tecnologias nas atividades escolares. O trabalho não para por aí. Estão previstas ainda as oficinas de Vídeo, Blog, Áudio Digital e Animação, desenvolvidas pelos integrantes do nosso Projeto de Extensão, além de outras oficinas que deverão ser desenvolvidas e testadas em breve.